O que, afinal, é Coaching?

  

Coaching é um relacionamento centrado em ajudar outras pessoas a descobrir e alcançar seu destino, que aplica objetivos e ações concretas para se mover estrategicamente para esse fim.

Do ponto de vista cristão, coaching é uma imitação consciente da maneira como Cristo nos enxerga e da forma como Deus desenvolve líderes.

  

A diferença que você notará ao trabalhar com um coach é que coaches ouvem atentamente. O foco da conversa de coaching não está naquilo que o coach tem a dizer, mas o que o coach consegue extrair de você. Coaches acreditam que, se ouvimos atentamente e fazemos perguntas inteligentes, Deus o conduzirá a descobertas (insights) surpreendentes e a soluções eficazes para os desafios que enfrenta. Você ficará maravilhado sobre o que coaches competentes conseguem extrair de você.

Logo você notará que coaches são mestres na arte de fazer perguntas. Pode ser difícil, por si próprio, engajar em um processo de reflexão pessoal (especialmente no que diz respeito a questões que são emocionalmente carregadas), porém, é impressionante como sua visão pode clarear quando há alguém que faz as perguntas certas. O treinamento extenso que coaches recebe na habilidade de fazer perguntas é a chave para revelar o que Deus colocou no seu coração.

Assim, em pouco tempo, você também se dará conta de que o coach não simplesmente apresenta respostas ou conselhos. Coaches não lhe oferecem soluções ou falam o que deve ser feito, pois respeitam a responsabilidade que Deus lhe deu sobre sua própria vida.

A abordagem de coaching é baseada em 3 valores principais:

a) que o processo de transformação se inicia com Deus (e não com o coach!);

b) que ajudá-lo a lidar com sua motivação interna (em vez de trabalhar com sentimentos de culpa ou pressão) e a assumir responsabilidade pela sua vida, desperta e promove o crescimento; e

c) que acreditar em você tem um efeito poderoso de estimular a capacitação e o progresso.

Coaches são especialistas em transição e transformação

Resumindo, coaches são expecialistas, profissionalmente treinados na arte de estimular, facilitar e promover mudança de vida. Ao usar ferramentas como estruturas de apoio, perguntas poderosas, assessments (avaliação), autenticidade, prestação de contas coaches o ajudam a atentar e focar naquilo que é prioridade e mais importante e a levar a passos concretos de ação.

  

O Papel do Coach

Coaches fazem duas coisas fundamentais: o ajudam a engajar na reflexão profunda sobre a questão e a colocá-la em prática.

Coaches facilitam o processo de reflexão permitindo que explore livremente suas próprias ideias possibilitando um olhar no "espelho" ao oferecer feedback honesto. Como o coach está ao seu lado, há liberdade para expor os seus pensamentos sinceros. E é justamente dali que surgem as respostas e soluções reais.

O relacionamento de coaching também oferece uma estrutura que favorece a implementação das ações. Este contexto proporcionará o tipo de estrutura, apoio, afirmação, prestação de contas e acompanhamento (follow-up) necessários para optimizar e maximizar sua performance.

Você conseguira realizar mais com um coach do que por conta própria.

Coaching

Coaching é uma influência distinta e poderosa para o crescimento pessoal e profissional.

Trata-se de uma modalidade que se diferencia de aconselhamento, pastoreio, consultoria, mentoria, discipulado, facilitação e ensino.

  

Distintamente Profissional:

Pelo fato de a indústria de coaching não ser regularizada, existem diversas categorias de coaches; aqueles que se alinham aos padrões da indústria e aqueles que não o fazem. Promovemos o alinhamento aos padrões estabelecidas pela ICF para a prática profissional de coaching.

  

Distintamente Cristão:

Técnicas profissionais de coaching, em sua maior parte são congruentes com princípios e prática Cristã. Como a fé é parte integral de nossa identidade, ela influencia nosso coaching seja ele exercitado no contexto do mercado "secular" ou restritamente nos círculos evangélicos.

  

  

  

"Mentoria é passar a você o que Deus deu a mim; coaching é extrair de você o que Deus colocou em você.”   

Dale Stoll 

  

© 2015 CoachPlatform

web design